Sobre a Nossa Associação
A Associação Portuguesa de Columbicultura (A.P.C.) é uma associação relativamente jovem, fundada em 2015, que tem como objetivo organizar e promover a columbicultura em Portugal. Trata-se de pombos de raças ornamentais, raças de voo artístico, raças de performance e raças de carne, excluindo os pombos-correio incorporados na columbofilia.
Porque correspondia aos requisitos dessa prestigiada organização, a A.P.C. aderiu em 2019 à Entente Européenne, que agrupa quase todos as federações dos criadores-amadores de pombos e animais de capoeira deste continente, com um total de mais de um milhão de membros. A APC é a única associação portuguesa ativa neste quadro.
É natural que a APC preste especial atenção à preservação e divulgação das quatro raças nacionais: o Cambalhota Português, o Mariola, o Mariolinha e o Criador Lusitano.
Há alguns meses, foi eleita uma nova direção da A.P.C. e um dos seus objetivos é tentar obter a inclusão das quatro raças nacionais de pombos no grupo das raças de animais domésticos autóctones, grupo ao qual pertencem - a nosso ver - sem qualquer espaço para dúvida.
Perguntas Frequentes
O que é a APC?
A APC promove a columbicultura em Portugal desde 2015.
Quais raças são foco?
Destacamos as raças nacionais: cambalhota português, mariola, mariolinha e criador lusitano.
A APC inclui pombos-correio?
Não, a APC exclui pombos-correio, focando-se em ornamentais, voo artístico, performance e carne.
Quando foi criada?
A associação foi criada em 2015 para apoiar criadores.
A APC é reconhecida na Europa?
Sim, desde 2019 faz parte da Entente Européenne.
Como posso associar-me à APC?
Contacte-nos pelo site para informações sobre filiação e participação em eventos.
Localização
Estamos no coração da Chamusca.
Endereço
Rua Marques de Carvalho nº 25
2140-132
Chamusca


